Reacções ao Natal

Título: Reacções ao Natal

Texto Bíblico Básico: Lc 2:25-35

Introdução:

Neste relato sobre o advento do Filho do Homem, em Lucas, percebemos claramente diferentes reacções ao anúncio da chegada do Messias. Isso não diz tanto sobre o carácter ou a piedade dos intervenientes que estudaremos, mas diz algo sobre a sua atitude. Como é que tu reages ao Natal, ao nascimento de Jesus Cristo?

A história do natal de Jesus é emoldurada por duas narrativas: Isabel e Zacarias, em Lucas 1 e Ana e Simeão, em Lucas 2. Curiosamente, em ambas as narrativas, a mulher é retratada como o exemplo mais positivo do discipulado.

As mulheres não só estão mais receptivas à mensagem, elas estão mais dispostas a agir, por exemplo no caso de Isabel ao perceber que a sua prima está grávida – carregando no ventre o Messias - ela louva a Deus por essa bênção – Lucas 1:41-44.

Alfred Plummer, no seu comentário clássico sobre Lucas, sugere que as diferentes reacções ao nascimento de Jesus, por exemplo, entre a Profetiza Ana e Simeão, fornecem-nos uma pista para entendermos Lucas como um historiador da salvação, um cronista dos actos poderosos de Deus para o seu povo através dos tempos.

Comecemos então por perguntar: Quem foi o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias? Maria, Ana ou Simeão? Ser o primeiro a saber nem sempre significa ser o primeiro a compreender. Na narrativa de nascimento de Lucas, Maria é a primeira a ser informada de que o Natal de Jesus iria chegar. Qual a sua reacção?

1. A REACÇÃO DE MARIA AO NATAL DE JESUS

Quem é Maria? O texto informa-nos de que Maria residia em Nazaré, uma pequena cidade da Galiléia e que estava desposada com um certo homem da casa de David, cujo nome era José. Ser virgem desposada, segundo a lei judaica, era estar noiva, o que representaria um compromisso tão sério quanto o casamento. O noivado, normalmente um ano, era o mesmo que ter já um cônjuge de acordo com Génesis 29:21 e Deut. 22:23-30).

Sabemos algo mais sobre esta jovem que é muito importante. Quando o anjo se dirige a ela chama-lhe “muito favorecida” – 1:28. Isso significa “cheia de graça” e este termo é usado uma vez mais no Novo Testamento, em Efésios 1:6 quando se afirma que os que crêem em Cristo são cheios dessa mesma graça. Há ainda expressão, o Senhor é contigo, o que seria uma proclamação de intensidade tal que não seria expectável que se usasse em referencia a uma mulher.

Diante disto, qual a reacção de Maria ao anúncio do Natal de Jesus?

1º - “Perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.” 1:29.

2º - “Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?” 1:34

3º - “Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.” – 1:38

Parece que Maria reagiu ao Natal sem compreender de imediato o que se passava com ele, mas submissa e resignada. Até que ela chegasse a compreender um pouco melhor o Natal de Jesus e a cantar o Magnificat de Lucas 1:46-55, ainda demorou algum tempo. Em Lucas 2:33 ainda vemos Maria admirada com o que se dizia do Filho.

Doze anos depois da apresentação de Jesus no Templo, Maria retorna a Jerusalém e Jesus retorna ao templo, desta vez sozinho. Maria e José, procuram por ele freneticamente por três dias. Quando finalmente o encontram ouvem-no a fazer perguntas aos professores no Templo, Maria pergunta: "Filho, por que fizeste assim connosco? Olha, teu pai e eu viemos procurar-te ansiosamente. "Jesus responde:" Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? "Mas, relata Lucas," eles não entenderam o que Ele lhes disse. .. [mas] a sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração "(Lc 2:48-51).

O estudioso do Novo Testamento Raymond Brown escreveu: "A ideia de Lucas é que a aceitação completa da palavra de Deus, o entendimento completo de quem era Jesus, Maria não o teria por completo, ou não lhe era possível compreender. Este objectivo seria concretizado através do ministério de Jesus e, em particular através da cruz e ressurreição. "

Maria e José são apresentados por Lucas como bons pais, que se esforçam para serem submissos à compreensão, mas ainda não compreendem. Lucas enfatiza a o facto de que ela ainda não teria entendido mas revelava uma busca contínua de compreender.

Já em Actos 1:14, Lucas inclui Maria no grupo de pessoas que se reúnem no Cenáculo com os apóstolos, depois da ressurreição e ascensão de Jesus.

O primeiro Natal de Jesus vem num determinado ponto no tempo, mas para muitos, como Maria e José, a importância do evento somente poderá ser entendida de forma progressiva e ao longo de muitos anos.

Aplicação Prática: É para ti difícil compreender o Nascimento Virginal de Jesus? És tendencialmente reflexivo sobre este facto e ainda precisas de pensar mais sobre o que tudo isto significa no teu coração? Isso não é necessariamente falta de fé, ou rebelião. Desafio-te a guardar o que sabes e observas da obra de Jesus, afirmando a tua determinação e de fazer a vontade d’Ele na tua vida.

2. A REACÇÃO DE SIMEÃO AO NATAL DE JESUS

O nome “Simeão” é de origem hebraica e significa “O Senhor ouve”. Simeão é apresentado como um homem justo (Lc 2:25) significando algo ou alguém “conformado ao padrão, aos valores ou ao carácter de Deus”, usado para algo ou alguém “vertical”, “íntegro”, “bom”; “direito”; “próprio”; “em uma relação correcta com Deus”; “honesto”; “inocente”. Simeão é também um homem temente a Deus (Lc 2:25) ou “devoto”, “reverente”, “piedoso”.

Ainda há referência a uma outra característica neste homem. Ele era um homem cheio de esperança. Num contexto de profunda angústia nacional, em especial pelas sucessivas ocupações estrangeiras, a última delas desde 63 a.C. pelos romanos, Simeão é-nos apresentado como alguém que estava “esperando a consolação”. No grego temos aqui a forma verbal do verbo prosdéchomai, “esperar” “expectar”, “aguardar”.

Certamente que essa esperança existia por causa de um outro factor não menos importante no carácter deste homem. É que o Espírito Santo estava sobre ele.

Temos aqui a preposição grega epi, que possui inúmeras acepções, dependendo do caso em que ocorra: “em”, “em cima”, “na presença de”, “com”, “sobre”. Talvez esta seja a declaração mais especial acerca deste homem. Ele, literalmente, era habitação do Espírito Santo (1Co 3:16; 6:19). Isto nos leva a entender que estilo de vida ele levava... (cf. 1Co 3:17; 2Co 6:1 – 7:1).

Este facto permitia-lhe viver em intimidade com o Senhor. No versículo 26, somos informados de que fora revelado a Simeão que ele não morreria antes de poder ver o Messias. Ora, somente quem tem esse relacionamento pode ter essa revelação (cf. Am 3:3;7).

Gente assim é guiada pelo Espírito Santo. Lucas diz-nos que Simeão foi conduzido pelo Espírito Santo ao templo (Lc 2:27). Isto está em harmonia com o ensino de Paulo em Rm 8:14, bem como em Gl 5:18.

Qual é então a reacção deste homem ao Natal de Jesus?

Ele reagiu ao Natal de Jesus com um acto de louvor no templo. Simeão era um adorador. Quando Jesus e os seus pais chegam, Simeão toma-O nos braços e louva ao Senhor (Lc 2:28-32). O seu louvor é revelado aqui como profundamente enraizado nas promessas do Senhor para Israel.

Simeão reagiu ao Natal de Jesus, também, com a afirmação de a sua missão estava cumprida e pronto para morrer. “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo de Israel.” 2:29-32

A sua reacção final ao Natal de Jesus foi um acto profético. Ele abençoa-os e profetiza. Isto está demonstrado nos versos 34 e 35. São profundas e de enorme alcance enorme as aplicações das suas palavras proféticas à assustada mãe de Jesus.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Será que reages ao Natal de Jesus como algo que sempre ansiaste e que recebes com louvor, celebrando a sua vida em ti e os benefícios que tem em ti e na vida de todos os que o recebem? Reages ao Natal com louvor por entenderes a obra de Jesus na tua vida? Reages ao Natal com a sensação de já tens o que precisas para poderes morrer em segurança?

3. A REACÇÃO DA PROFETIZA ANA AO NATAL DE JESUS

Neste mesmo episódio da apresentação do menino Jesus no templo, surge um outro personagem. Trata-se da Profetiza Ana, viúva de oitenta e quatro anos e que só foi casada durante sete anos. Daí em diante, dedicava-se a tempo inteiro às orações e jejuns no templo.

Lucas pode ter visto Ana como a segunda testemunha em torno do Templo necessária para validar o significado do acto de apresentação de Jesus no templo. Deuteronómio 19:15 salienta a importância de ter duas testemunhas para validar um evento.

O emparelhamento de Simeão e Ana reflecte a propensão de Lucas para evidenciar o paralelismo macho-fêmea quando escreve sobre os destinatários da bênção divina e da salvação.

Como é que Ana reage ao Natal de Jesus?

Para Ana, o Messias chegou e havia Natal, como Simeão reconheceu, mas, ela vai mais longe. Ana sugere, uma nova era, com uma nova e viva voz da profecia que agora amanheceu ao chegar Jesus.

Nesta nova era da graça de Deus, a voz viva de Deus vai continuar a falar de um tempo messiânico. E Ana é a primeira de uma linha de discípulos proféticos que assume o papel de falar sobre Jesus a todos os que esperavam a redenção de Israel.

Nem toda a gente pode ser profeta. Mas todos podem falar de Jesus. Maria, por exemplo, não entendeu completamente o que Ana imediatamente reconheceu e por isso “naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” 2:38

A intuição profética quanto às intenções de Deus é um dom que continua presente e que renova o povo de Deus quando este presta atenção aos seus profetas.

No início de uma longa cadeia de visões proféticas estão Simeão e Ana, para afirmar que as profecias do passado foram cumpridas mas também apontam para o futuro, um futuro tão brilhante quanto as promessas de Deus.

Simeão e Ana, dois idosos que estão no Templo, quando José e Maria trazem o menino Jesus a Jerusalém pela primeira vez. Os dois reagem ao Natal com louvor porque as profecias se cumpriram com a encarnação do Verbo.

Ana, porém, tem outra atitude em relação ao Natal de Jesus. Ela também reconhece Jesus como Messias, mas manifesta uma reacção muito diferente:

"Naquele momento, ela veio e começou a falar sobre a criança para todos os que esperavam a redenção de Jerusalém" (Lucas 2:38). Ana tem 84 anos, e ela não quer morrer: Ela quer dar testemunho. Tal como os discípulos que irão seguir Jesus, aquando da chamada, ela é orientada para testemunhar o que viu.

Maria foi a primeira a ter a boa notícia a ela anunciada, mas Ana é a primeira mulher a compreender plenamente e a proclamar a boa notícia.

Isso ocorre porque, para além de ser uma pregadora, Ana é uma profetisa "(Lucas 2:36). Na verdade, ela é a única mulher no Novo Testamento explicitamente descrita como uma profetisa ".

Ana, está na lista de figuras como a juíza, chefe militar e profetisa Débora e a profetisa Hulda, que, nos dias do Rei Josias, foi solicitada a verificar se um rolo antigo (uma forma de Deuteronómio) descoberto durante a reforma do Templo era realmente a palavra de Deus (2 Reis 22).

Ao contrário de Simeão, Ana não só vai visitar o templo naquele dia, ela está ali o tempo todo. Segundo Lucas, Ana "nunca saiu do templo, mas adorava lá com jejum e oração, noite e dia" (Lucas 2:37). Talvez ela fizesse parte de algum tipo de ordem de viúvas que tinham funções específicas religioso no Templo.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Será que reages ao Natal de Jesus como um ponto de chegada e benefício pessoal pela graça de Jesus, e assim pronto a morrer porque já viste a Salvação, ou vês como motivo de louvor, e de início de um ministério de testemunho a TODOS os que esperam Redenção? O Natal de Jesus é passado ou Presente e Futuro? És um adorador e um intercessor a tempo inteiro e fizeste do teu corpo o templo do Espírito Santo de Deus para testemunho de todos?

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