Retalhos de uma viagem missionária ao Brasil


“Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.” Salmos 34:3

Quero expressar, de forma muito sentida, a minha gratidão a Deus, à Arlete Castro e à Sepal (Josué Campanhã, Oswaldo Prado), por tudo o que recebi nestes dias no Brasil. Além do companheirismo dos colegas, particularmente do Pr. Jónatas Figueiredo, meu amado companheiro de quarto e de viagem que muito me faz rir e chorar, o Senhor usou-se de imensas experiências para falar comigo e me abençoar.

O tempo passado em Campos do Jordão com o Pr. Carlos McCord, Josemar e Mariza, foram renovadores. Muito Obrigado, queridos! Em S. José dos Campos fui formalmente adoptado como missionário pela PIB da cidade e isso enche o meu coração de gozo e de responsabilidade, O carinho do Pr. Carlito Paes emociona-me! Pregar na PIB SJCampos é sempre uma bênção! O Pr. Jónatas também serviu no programa de TV desta dinâmica Igreja. Muitas emoções!

Apesar do desgaste físico, foi muito abençoador ir ao Piauí e rever a querida Ivonete Lopes. Que bom estar de novo em contacto com esta querida colega! Visitar e pastorear os nossos queridos missionários da Mevic, Nazaré, Sandra, Rebeca, Érika, Karina e Dário, foi um consolo. Que lindo ministério estão eles a realizar!!!! Foi especial conhecer as famílias e as crianças que têm sido tocadas por estes dedicados missionários em terras tão duras. Eles estão muito pouco apoiados e precisam muito de um suporte mais regular. Pudemos abênçoá-los com a nossa presença e dar-lhes uns miminhos. Também investimos no sentido de as Igrejas da região concederem um melhor e mais regular apoio. Creio que a presença da Ivonete em Teresina irá ser importante no futuro para dar uma maior cobertura a esta amada família. Andar pelas ruas de terra batida de Bom Jardim e ouvir o que familias crentes e descrentes diziam dos nossos missionários, fez-me lembrar o que os judeus diziam do centurião de Cafarnaum: “É digno de que lhe concedas isto; porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga”. Lucas 7:4b-5

Depois de longas e notívagas viagens, chegámos a Natal. Aí, com o propósito de encorajar as Igrejas que decidiram enviar uma querida família missionária, Rubens e Magali Luz, para Portugal. Os Luz irão servir, já em Junho no Seminário Baptista, fruto de uma parceria Mevic-Sepal. Fomos muito bem acolhidos pela Comunidade de Discípulos de Natal e pelos amados pastores Paulo Fagiani, Marcelo, Elcy, e o nosso missionário Pr. Rubens Luz. Gente muito boa que ama a Jesus e está a ter um enorme impacto no Reino. Fomos muito mimados por eles. Não merecemos tanto! Foi bom também visitar a PIB de Natal.

Na segunda, dia 03 já estávamos no 37º Encontro de Pastores e Líderes da Sepal. Eram 1350 líderes de todo o Brasil. Celebro com imenso entusiasmo o facto de Deus me ter usado, na sua imensa graça, nas oportunidades que Ele me concedeu para ministrar neste importante Encontro. Emociono-me só de saber que na celebração de quarta-feira, em que desafiei a Igreja Brasileira a olhar para a Europa e para Portugal, 15 pessoas apresentaram-se para missões e 8 compromissos financeiros com a Europa foram assumidos. Muitos foram edificados. Louvado seja o Senhor! O Ariovaldo Ramos e o Gerson Borges foram os que mais me edificaram pelas suas poderosas ministrações no ensino e na adoração. TREMENDO!!!!

Deus já tinha feito tanto mas Ele ainda me quis surpreender um pouco mais: O jovem taxista que nos conduziu de Águas de Lindoia a Guarulhos, o Eduardo, estacionou o seu carro à porta de entrada do Aeroporto para orar connosco, confessando Jesus como Salvador. Depois de lhe explicar o amor de Deus, ele decidiu convidar Jesus para ser o seu Salvador! Wow!

Agora, já de regresso, glorifico com gratidão o que aprendi de Jesus e peço-lhe...como diz a música brasileira: ”Usa-me, Senhor..como um farol que brilha à noite....”

As minhas últimas palavras são de gratidão também mas para a minha querida esposa que foi segurando, sozinha, as pontas! És a mais linda mulher do universo. A todas sobrepujas! Amo-te muito! O texto de Prov. 31:10-31 revela a Rute Pascoal. Observem:

10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
11 O coraçäo do seu marido está nela confiado; assim ele näo necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e näo mal, todos os dias da sua vida.
13 Busca lä e linho, e trabalha de boa vontade com suas mäos.
14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu päo.
15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mäos.
17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lámpada näo se apaga de noite.
19 Estende as suas mäos ao fuso, e suas mäos pegam na roca.
20 Abre a sua mäo ao pobre, e estende as suas mäos ao necessitado.
21 Näo teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciäos da terra.
24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25 A força e a honra säo seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e näo come o päo da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vä a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mäos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Um abraço,

Comments

Mônica said…
Sou da igreja do pr Carlito em São José dos Campos. gostaria do seu email pq vou a pt em junho e quero trocar informaçoes contigo. Sei que tens projeto com os jovens da nossa igreja. Agrado, Mônica
Anonymous said…
O pastor é um sortudo com a mulher que têm ;-)

Hoje estava mesmo de precisar relembrar a mulher virtuosa que preciso/tenho que ser.

Saudades suas...saudades vossas


Um abracinho

Lídia mãe da Angela

Popular Posts