Ladrão de Amesterdão: "Deus te ama e vai-te abençoar!"
DEUS TE AMA E VAI-TE ABENÇOAR! Aprendi a afirmar esta frase com o Pr. José Gonçalves. Contaram-me que, uma certa vez, em Moçambique, um grupo de ladrões entrou na propriedade do Pr. Gonçalves munidos de armas de fogo. Queriam levar o carro do missionário português. Diante da situação o Pr. Gonçalves simplesmente ia afirmando aos ladrões: "Deus te ama e vai-te abençoar!" Os ladrões, diante do insólito, ficaram inda mais nervosos e com mas raiva da vítima. Todaia, e de forma inexplicável, acabaram por se irem embora sem nada roubar.
Na passada quarta-feira, em Amesterdão, eu nem sequer tive chance de proferir palavras de benção sobre o indíviduo que decidiu levar a minha mala (trolley) com a minha carteira recheada de todos os meus documentos pessoais, laptop, documentos diversos do Seminário, roupa, cabos, etc. -não fui eu apenas a vítima. O Emanuel Resina, coordenador do projecto ConhecerDeus.com da nossa Missão, também ficou sem a mala dele com documentos de trabalho, óculos de sol, chaves, etc. Viemos a saber, posteiormente, que também o laptop da Igreja Vida Plena tinha voado do lugar onde ficara.
Estávamos em Amesterdão por dois assuntos: Reunião de Trabalho do Steering Group que coordena o evento mission-net.org, um evento europeu de mobilização missionária de jovens que acontecerá nesta Páscoa e, para presentar o projecto conhecerDeus.com a diferentes igrejas de língua portuguesa radicadas nesta bela cidade holandesa. O convite partiu do querido Pastor Jorge Seni, missionário naquela cidade e pastor da querida Igreja Vida Plena.
Tudo o que fomos fazer foi concretizado e bem acolhido. As igrejas receberam maravilhosamente bem o projecto conhecerDeus.com apresentado pelo Emanuel Resina. Preguei com alegria o texto de Esdras 8:21-23. Leiam o que o texto diz: "Então proclamei um jejum enquanto ali estávamos, à beira do rio Aava, para nos humilharmos perante Deus; e orámos para que nos desse uma boa viagem e nos protegesse, assim como aos nossos filhos e bagagens, durante a deslocação, porque me envergonhei de pedir ao rei soldados a pé e a cavalo para nos acompanharem e nos protegerem dos inimgos durante o caminho. Ao fim e ao cabo tinhamos dito que o nosso Deus protege todos quantos o adoram e a desgraça só vem aos que o abandonam! Por isso jejuámos e implorámos Deus que cuidasse de nós. E ele assim fez."
No final do culto, alguns irmãos, muito tocados, vieram junto de mim pedir oração porque os combates espirituais nesta cidade são tremendos. Orei com várias pessoas e o Senhor ministrou aos nossos corações. As nossas bagagens, as tshirts, os cartões do conhecerDeus, estavam à porta do salão de cultos, dentro do edifício, cuja beleza e grandeza podem atestar na foto. O que nunca imaginámos é que alguém pudesse levar as nossas malas. Não temos certezas, mas sabemos que, na sala ao lado, decorria uma aula com uma professora e alguns alunos não envolvidos com a Igreja. Aquele é um espaço imenso com diferentes utilizações. Depois do culto, preparei tudo, e fechei as nossas malas. Foi a última vez que as vi. Quando voltei do salão de cultos já nada lá estava. Deixaram apenas as malas maiores com dezenas de tshirts.
As horas seguintes foram dolorosas. Tinha perdido tudo, inclusivé os cartões de embarque que seriam usados poucas horas depois, no voo Tap das 6.25. Depois de algum tempo, o Pr. Jorge Seni, completamente transtornado, lá encontrou um posto da polícia. Foi feito um relatório em holandês para me apresentar no voo e regressar a Portugal, aliviado da bagagem. Procurámos a minha carteira em todos os caixotes do lixo das redondezas do templo. Estavam 3 graus negativos. Após lgumas horas, não valia a pena ir dormir. Faltavam 3 horas para o nosso voo.
Quem pode compreender estas coisas? O meu amigo Vitor Biscaia respondeu assim:
Paulo;
Não costumo reenviar estas mensagens que diariamente recebo no email, mas, depois do teu telefonema achei que esta talvez fosse relevante face àquilo que me acabaste de contar. Porque é que afinal Deus permitiu que as malas fossem levadas se o que estavas a pregar garantia exactamente que o Senhor também protege as bagagens?
Era uma vez...UM REI que não acreditava na bondade de DEUS, tinha um servo que em todas as situações lhe dizia:Meu rei, não desanime porque tudo o que Deus faz é perfeito, Ele não erra!
Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei.O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse:- Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.O servo apenas respondeu:
- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no, pois ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e o recebeu muito afetuosamente:- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?- Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Todas as manhãs, ofereça seu dia ao Senhor Jesus e peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus actos, apaziguar os seus sentimentos e nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!
Sabe porque você recebeu essa mensagem?Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra.......O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza.Ele é o caminho de todos que nele confiam,como diz em 2º Samuel - 22 - 31. Deus nunca erra!
Comments