Os Pascoais estão online...
Família Pascoal
Comprometidos com a Missão de Deus na Mobilização, Treinamento e Envio de todo o Corpo de Cristo a todos os povos
Pois...já era tempo de termos também o nosso cantinho. Este espaço é para partilhar com amigos, familiares e colegas, o dia a dia de uma família em missão. Somos Missionais...ou seja...entendemo-nos como uma família enviada por Deus para Glorificar a Jesus onde quer que vivamos. Deixem-nos explicar melhor...
Pela graça de Deus, somos uma família que desfruta de uma profunda e sólida herança espiritual. Somos a quarta geração de cristãos evangélicos com uma longa história de fé. A nossa família desde há muito que permanece ligada ao ministério pastoral e à plantação de igrejas.
Como família, somos, estamos certos, resultado de muito investimento espiritual por partes dos nossos progenitores e até o nosso casamento é fruto, em boa parte, da oração de uma avó.
Abraçámos o ministério pastoral e missionário ainda antes do nosso matrimónio. A nossa primeira experiência missionária aconteceu na região do alto-alentejo, onde alguns anos antes, os nossos pais colaboraram na plantação e consolidação de diversas igrejas como cooperadores leigos. Desde então, temos aprendido a depender de Deus e dos nossos mantenedores, igrejas e famílias que nos conhecem e reconhecem a importância do nosso contributo ministerial.
Temos hoje 38 (Paulo) e 39 (Rute) anos de idade, 17 destes vivendo no ministério de tempo integral. Já experimentamos tanto épocas de fartura como de necessidade. Em todas, porém, a graça de Deus nos sustentou através de pessoas cujo coração pulsa em sintonia com o nosso pelo avanço do Corpo de Cristo. Agradecemos ao Senhor por cada um deles.
Hoje olhamos com expectativa para os desafios que temos nos próximos 20 anos. Ansiamos por ver igrejas vibrantes e missionárias. Mas não podemos avançar sozinhos. Buscamos n’Ele os novos parceiros que nos darão o privilégio de completar a nossa carreira e oferecer o que temos de mais precioso: as nossas vidas!
Comprometidos com a Missão de Deus na Mobilização do Corpo de Cristo
Há alguns anos atrás, o Presidente da Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) convidou-nos para liderar a Assessoria de Missões (AMIS). O objectivo era cooperar com a Direcção da AEP no reforço do estímulo da comunidade evangélica para o aprofundamento de uma visão espiritual de missões nacionais e transculturais de modo a provocar um saudável movimento missionário concertado pela cooperação voluntária e activa das igrejas filiadas na AEP. Foi-nos pedido enquanto AMIS que esse esforço fosse incrementado através das seguintes iniciativas:
a) Adopção de um projecto missionário de alcance nacional e mundial fundamentado por um levantamento estatístico que apontasse a realidade missionária actual da nossa comunidade, em Portugal e no mundo, assim como os desafios correspondentes.
b) Preparação de um plano estratégico que visasse a concretização desse mesmo projecto de alcance nacional e mundial que incluiria elementos de formação e despertamento missionário como seminários, colóquios, conferências, congressos de missões, etc.
c) Prossecução do estímulo ao esforço missionário que visasse incluir Portugal na lista de países enviadores de missionários aos povos não alcançados quer pela estratégia tradicional quer pelo modelo dos “fazedores de tendas”.
O projecto 2015- Missão Global está hoje a tornar-se um instrumento agregador das diferentes famílias evangélicas para ajuda de cada denominação e de cada igreja no desenvolvimento dos seus alvos e estratégias. O alvo maior foi e é, o de expandirmos o Reino de Deus, não apenas em Portugal mas a partir de Portugal para todas as nações. O projecto compreende duas vertentes: Portugal 2015 e Mundo 2015. Na vertente nacional, com a bênção de Deus, a AMIS começa agora a servir a comunidade para a efectivação da visão do Portugal 2015, ou seja, uma Igreja acessível para todas as pessoas, em todo o país, nesta geração. Na vertente transcultural, a AMIS está a dar os primeiros passos para servir a comunidade na efectivação da visão do Mundo 2015, ou seja, fazer de Portugal uma força missionária transcultural entre os povos não alcançados.
http://www.portalevangelico.pt/
Comprometidos com a Missão de Deus no Treinamento do Corpo de Cristo
Desde Junho de 2004, temos servido (Paulo) na qualidade de Director do Seminário Teológico Baptista. O STB é uma escola evangélica baptista de teologia, há 37 anos situada na cidade de Queluz.
Como ministério educacional dos Baptistas Portugueses, visa treinar homens e mulheres chamados por Deus para O servirem, seja no ministério pastoral de comunidades locais, evangelização, plantação de igrejas, ensino, missões transculturais, seja em qualquer sector da vida, como cidadãos com uma perspectiva de vida centrada em Cristo. O Seminário é hoje um espaço académico saudável com os seguintes alvos ministeriais:
a) Busca da excelência no ensino teológico e ministerial;
b) Assegurar a identidade denominacional e uma visão de serviço a toda a comunidade evangélica;
c) Oferecer uma matriz curricular relevante e contextualizada : Compreensão das Escrituras; comunicação eficaz da fé cristã, serviço cristão, espírito cooperativo e vida piedosa;
d) Estimular um saudável encontro de culturas num ambiente académico multicultural que incentiva a missão integral da igreja;
e) Encorajar a vivência cristã como cidadãos no mundo pela integração da fé no ambiente da cultura;
f) Modelar vidas com um corpo docente habilitado e comprometido a fazer discípulos de Jesus Cristo;
g) Amar profundamente a Igreja de Jesus Cristo e os que ainda não O seguem;
h) Inspirar uma espiritualidade equilibrada e fundamentada na Palavra de Deus;
i) Facilitar o acesso de cristãos chamados e comprometidos a servir a Cristo com diferentes propostas de formação num horário pós-laboral.
Comprometidos com a Missão de Deus no Envio do Corpo de Cristo a todos os Povos
A Mevic foi fundada em 1998 como resultado da visão de alguns líderes portugueses e missionários que estão a servir em Portugal, entre os quais, nós próprios. Em Janeiro de 2004, assumimos a liderança desta agência missionária pioneira em Portugal.
A MEVIC é uma agência missionária portuguesa interdenominacional, filiada na Aliança Evangélica Portuguesa (AEP), com uma visão missionária transcultural. O seu objectivo principal é ajudar as igrejas evangélicas portuguesas a cumprirem a Grande Comissão de Jesus Cristo registada em Mateus 28:18-20 através de programas de mobilização e treinamento em missões, projectos missionários específicos e envio e cuidado de missionários.
A MEVIC pretende servir as Igrejas e Organizações Evangélicas em Portugal colaborando em projectos de mobilização missionária de alcance nacional (Assessoria Missões da AEP), realizando ou participando em Conferências Missionárias locais, regionais, ou internacionais, e oferecendo seminários sobre a adopção de povos não alcançados, intercessão missionária, plantação de igrejas, cultura portuguesa, ministério urbano, alcance de minorias étnicas, etc
A Mevic está comprometida a ajudar as igrejas locais nas seguintes áreas:
a) Criar departamentos de missões
b) Formar grupos de intercessão e adopção de povos não alcançados
c) Treinar líderes e candidatos a missões através de cursos de capacitação missionária
d) Estimular alianças estratégicas para o recrutamento, envio e cuidado de missionários nacionais ou transculturais.
e) Estabelecer, coordenar e administrar as bases missionárias em Portugal e no estrangeiro, fazendo a ligação do campo missionário com as igrejas enviadoras.
Neste momento, a MEVIC tem um casal de missionários nos Açores, dois parceiros estratégicos, a Kontaktmission na Alemanha, a SIM-Serving in Mission na Suíça e a Latin Link no Reino Unido. Em breve assumirá uma terceira parceria com a SIM – Serving in Mission e prepara-se para enviar ou adoptar novos missionários para o Brasil, Guiné-Bissau, México e Marrocos.
Desde Abril de 2005, a nossa família está vinculada a esta jovem missão exercendo o ministério missionário nas três organizações na área da mobilização, treinamento e envio missionário.
www.conceptus.net/mevic
Percurso Ministerial
Naturais da Parede-Cascais (Rute) e do Cacém-Sintra (Paulo), nascemos para Cristo nas igrejas baptistas de Tires e do Cacém, respectivamente. O Senhor nos chamou para o ministério no ambiente de serviço cristão dessas comunidades. Servimos como seminaristas nas igrejas onde nascemos e depois, já juntos, em Oeiras.
Depois do matrimónio, a Igreja Baptista de Chanca, no Distrito de Portalegre, seria a primeira comunidade onde serviríamos como obreiros de tempo integral. Nessa experiência missionária tentámos iniciar novos trabalhos em Portalegre, Alter do Chão, Entroncamento e Castelo Branco, acumulando os ministérios das igrejas de Abrantes e Ortiga. Passados oito anos, voltámos a Lisboa para prosseguir os nossos estudos académicos na Universidade de Lisboa e no Seminário Teológico Baptista.
Servimos, entretanto, a Igreja Baptista da Parede onde estivemos cerca de três anos. Na Igreja da Parede, apoiámos a organização da Igreja Baptista de Sete Rios e fizemos prospecção missionária no bairro de S.Marcos, no Cacém. Nesse período, ajudámos na constituição e na direcção da Ciece- Comunhão de Igrejas Evangélicas da Costa do Estoril e na fundação da Mevic- Missão Evangélica Inter-Cultural. Também nessa época, assumimos a liderança do Departamento de Missões da Convenção Baptista Portuguesa e participámos na Assessoria de Missões da AEP.
Durante quase seis anos, servimos a Igreja Baptista da Graça em Lisboa. Somos muito devedores a Deus e a esta comunidade que muito contribuiu para o fortalecimento e maturidade do nosso compromisso missionário. Esta pequena comunidade, com uma longa experiência de envolvimento em missões, prosseguiu com uma profunda visão da missão integral da igreja. Nesse sentido, convertemos o projecto missionário em Fetais- Camarate, numa obra social com a criação da Associação Pão da Vida e mantivemos antigos compromissos missionários transculturais em Moçambique e Angola. Entretanto, a Igreja adoptou um programa de células para evangelismo e cuidado pastoral na cidade, e disso resultou um novo esforço de plantação de uma nova igreja no concelho de Cascais, área da nossa residência. Este novo trabalho começou por reunir membros da Igreja Baptista da Graça que viviam nessa região. O novo grupo saiu da nossa sala de estar para as instalações de uma colectividade local e depois para um Seminário Católico. Todo este projecto de um esforço evangelístico notável, com cultos orientados para o louvor a Deus e o alcance dos sem igreja, não produziu os resultados esperados. O grupo acabou por aceitar como sendo de Deus, a proposta de nos integrarmos numa igreja da região que estava praticamente determinada a fechar as suas portas. Hoje, podemos dizer que o Senhor nos usou para refundar uma igreja já quase condenada à extinção, sendo agora uma promissora comunidade missionária que dá pelo nome de Igreja Baptista do Murtal e onde servimos como líderes há três anos.
A Igreja da Graça associou-se também ao esforço missionário em Marrocos e mais recentemente, enviou no quadro da MEVIC, um casal de missionários bi-vocacionais para os Açores.
Movido por uma forte paixão pelas igrejas de Cristo e a sua acção missionária, Paulo Pascoal tem servido a igrejas, movimentos internacionais de missões e agências missionárias nas áreas de despertamento, treinamento, envio de missionários. Paulo Pascoal é hoje um professor na área de missões, mestre em Teologia com especialização em Missiologia, autor do livro “Missões Transculturais à Porta de Casa”, membro associado da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial, e Coordenador Regional para a Europa Latina (Portugal, Espanha e Itália) da Dawn Ministries.
Rute Pascoal é o braço direito do seu marido no ministério do Seminário Baptista exercendo as funções de bibliotecária e administradora voluntária (património, aluguer de instalações, secção de compras, refeitório). Coordena também o ministério infantil da Igreja Baptista do Murtal e do ministério da adoração.
O Paulo e a Rute são casados há 17 anos e têm três filhas: Rebeca (14), Salomé (12) e Priscila (10). As nossas filhas são um autêntico presente do nosso Deus. As três são excelentes alunas e para demonstrar isso, as duas mais velhas estão no quadro de excelência da escola que frequentam. Todas elas conhecem o Senhor Jesus como Salvador e Senhor das suas vidas. A Priscila será, em breve, a última ser imersa nas águas do baptismo.
Que o nosso Senhor Jesus, Santo e Amoroso, seja exaltado em toda a terra!
Desafio
Formas de Parceria:
1. Orando diariamente por este ministério
2. Sendo um mantenedor mensal, através de transferência bancária
3. Com uma oferta única, via depósito bancário directo
4. Desafiando outros a serem parceiros
5. Convidando-nos para visitar a sua igreja ou grupo com o objectivo de partilhar a nossa visão ministerial e levantar intercessores e mantenedores.
Testemunhos
Eu conheci Portugal em 1991 e desde então tenho orado por este pais. Sempre orei para que a igreja Portuguesa avançasse no seu chamado e pudesse então alcançar todas as cidades e vilas deste lindo pais. Orei para que Deus levantasse homens e mulheres de Deus com paixão, determinação, unção e graça para que junto com a liderança da igreja no país, fizesse um trabalho visando a implementação do Reino de Deus.Conheci Paulo Pascoal e vejo neste homem, paixão por Portugal, de forma que quando ele fala sobre este pais, os líderes ficam apaixonados por esta nação. Vejo em Paulo, um homem com estratégias práticas e com graça para trabalhar com todas as denominações que representam o Corpo de Cristo em Portugal.Eu admiro-o muito e junto com minhas orações por seu país, oro por ele e sua linda família.
Amaury Braga Junior
Coordenador Internacional de Oração da Dawn Ministries."
“Fomos colegas de Seminário. E foi nesse tempo que puder tirar maior partido da sua companhia e mentoria. A sua ponderação e sistematização sobre os assuntos em discussão, foram e são uma referência para mim. Mas, talvez a característica que mais eu tenha apreciado foi o seu constante dinamismo e energia. Com um coração pastoral sensível e uma mente teológica sã, o Pr. Paulo Pascoal é uma daquelas pessoas de quem sinto uma imensa honra em dizer: É meu amigo!
Pr. Rúben Couto
Pastor da Igreja Baptista da Praia da Vitória e Presidente da Associação Baptista Açoriana
" Na Europa actual o Paulo Pascoal representa uma nova geração de líderes evangélicos, dinamizados pelo Espírito Santo (Actos 1:8) para fazer renascer a visão e a acção missionárias, de forma integral, numa combinação de sonho e realidade, planeamento e fé, capazes de mobilizar e unir a todos para tornar Jesus Cristo conhecido em Portugal e até aos confins da Terra."
Pr. António Rodolpho
Pastor da Acção Bíblica de Sesimbra, Membro da Líderança de Mapi- Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas
"Paulo Pascoal tem sido um companheiro e amigo de longa data. Em todos estes anos tenho aprendido a admirar sua paixão pela obra missionária e o compromisso que demonstra em servir os diversos segmentos denominacionais para que o Reino de Deus se estenda por toda a terra. Minha oração é que igrejas e famílias possam se unir ao Paulo em oração e sustento, para que seu ministério possa frutificar ainda mais nos próximos anos."
Oswaldo Prado, Coordenador Nacional do Projecto Brasil 2010
“Conheço o Pastor Paulo Pascoal há alguns anos e tenho tido o privilégio de conviver com ele em encontros e reuniões internacionais. Pastor Paulo é um líder eclesiástico e de missões reconhecido em Portugal e no meio evangélico na Europa. O seu envolvimento na mobilização missionária, na reflexão teológica, em pesquisa das necessidades de evangelização e em projectos que motivam a igreja portuguesa e europeia a alcançar os ainda não alcançados pelas Boas Novas de salvação, é motivo de alegria e de orgulho de seus colegas ao redor do mundo. Pr Paulo é membro da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial. “
Rev. Bertil Ekstrom, Brasil
Diretor Executivo da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial
"Caros amigos de la familia Pascoal:La oracion de John Knox, dame mi pais o me muero, le llevo a tomar decisiones radicales que cambiaron el rumbo no solo de Escocia pero de otros paises del mundo. Mi amigo Paulo es un hombre, que como John Knox, lleva en su corazon a Portugal y las misiones con tanta pasion que como familia estan tomando pasos radicales en sus vidas. Paulo es un hombre que Dios esta usando mucho en las vidas de lideres Portugueses y no hay duda que su ministerio va a traer cambios en las estadisticas de Portugal. Desde que conoci a Paulo siempre ha estado preocupado por conocer el estado de la cosecha en Portugal, los grupos inmigrantes y las misiones. El y su familia estan dedicados a la vision de ver a muchas iglesias establecidas entre la sociedad Portuguesa, los grupos inmigrantes y las misiones fuera de Portugal. Sus vidas, sus experiencias y su pasion por el Senor son un autentico testimonio de su llamado en esta hora coyuntural de la historia.”
Berna Salcedo Vice-Presidente Dawn International Network
Contactos
Paulo & Rute Pascoal
Telefones +351.21.4303152 (Office)
+351.21.4440487 (Res)
+351.961036578 (Tlm)
NIB MEVIC: 003500080000160783035
Praça David Mourão Ferreira, 345- 1º Dtº
Abóboda
2785-720 S. Domingos de Rana
Portugal
Emails:
paulopascoal@netcabo.pt
director.stb@netcabo.pt
Comments
Bom saber que vcs estao online!! :) Espero ver-vos em breve! Beijo grande a todos... Mi
bejos e muitas saudades da familia TEIXEIRA da MAIA
Marta , Fernando, Mimi , Rodrigo e Ana
Há muito que não ouvia nada de vós!!! Não se se lembram de mim. A Liliana, aquela menina, na altura, que viveu alguns mesitos com a Rute, enquanto o Pastor Paulo, na altura obreiro, fazia a sua recruta militar... Lembram-se?? Acredito que sim!
Bom, reparei como estão crescidos os Vossos rebentos, principalmente a Rebeca, que tinha bem presente na minha memória enquanto bebézinha.
Queria deixar-vos um grande beijinho e fiquei muito feliz de perceber que estão a conseguir realizar o Vosso sonho familiar com bastante sucesso... espalhar a palavra de Deus.
Liliana Canarias