Guetos...Acabaram???



Tive ontem a oportunidade de conhecer na capital polaca, o pequeno e o grande Gueto de Varsóvia. Estes dois guetos, que poderiam ser cruzados pelos judeus através de uma única ponte, são os maiores guetos judaicos estabelecidos pela Alemanha Nazi na Polónia durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial. Nos três anos da sua existência, a fome, doenças e as deportações para campos de extermínio reduziram a população de um total estimado de 380.000 para 70.000 habitantes. Estive exactamente no lugar onde esses judeus deportados apanhavam os comboios rumo ao extermínio cruel.
O Gueto de Varsóvia foi também o palco da revolta dos judeus, a primeira insurreição massiva contra a ocupação Nazi na Europa. Foi curioso reparar que os judeus erigiram um memorial com a imagem da saída do povo do Egipto rumo à terra prometida. Apesar disso, a maioria das pessoas que estiveram neste Gueto foram mortas nas câmaras de gás nos terríveis campos de extermínio Nazi de Treblinka.
Será que acabaram os guetos? Como serão os guetos dos nossos dias? Mais subtis, mas igualmente mortíferos. Veja-se os guetos culturais, religiosos, os radicalismos e fundamentalismos assentes nos guetos raciais...e os denominacionais na esfera do evangelicalismo? Sim...os que dizem respeito à comunidade cristã evangélica que afrontam os princípios do Reino de Deus que Jesus tão bem definiu no Sermão da Montanha. Felizmente acabou o Gueto de Varsóvia. Esperemos que os outros também acabem.

Comments

Popular Posts