CRER OU CRENÇA


João 7.37-38 - No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Passei vários anos freqüentando aulas numa faculdade bíblica para ser capacitado a ser um pastor. Foram anos de grande importância na minha formação como líder. Eu dou graças a Deus por todos os que me abençoaram neste processo.

Durante estes anos de estudo formal, uma ênfase foi colocada na área das crenças corretas sobre Jesus. Era comum termos avaliações sobre estas crenças. Eu sempre tirava notas altas nestas provas focando na minha crença sobre Jesus. Recebi um diploma baseado nestas crenças. Fui consagrado como pastor baseado nestas crenças.

Por causa desta formação teológica, eu cheguei a crer que crenças corretas fazem a diferença entre pastores bons e pastores ruins. Eu não me lembro de ter recebido nenhuma nota sobre a minha capacidade de crer em Jesus durante todos os meus anos de faculdade bíblica. O foco do curso era a crença, e não o crer.

Esta ênfase constante sobre a minha lista de crença a respeito de Jesus me fez ver o meu trabalho como pastor como sendo o trabalho de defender esta lista contra seus inimigos. Sendo assim, eu me tornei craque em examinar a lista de crenças de todo mundo. Eu olhava a igreja que liderava e os outros pastores da região como “alunos” que precisavam passar na minha avaliação de crenças e receber uma nota boa que garantiria minha aprovação.

Desde o meu tempo de faculdade bíblica, não tenho alterado nada na minha lista de crenças sobre Jesus. Creio que seria capaz de ganhar notas altas nas provas sobre crenças bíblicas a respeito de Jesus. Gosto da lista e creio que ela é útil e importante nas discussões teológicas e na busca da verdade.

O que tenho abandonado é a idéia de que a chave de uma vida cristã saudável está na lista de crenças. Eu agora entendo que existe uma diferença enorme entre afirmar uma lista de crenças e crer em Jesus. Crer em Jesus é o que faz a minha vida espiritual saudável.

A lista não deve medir Jesus. Ele é quem mede a lista. A lista pode ser útil para olharmos Jesus melhor, mas ela tem o seu limite. Chegará uma hora em eu ver Jesus e crer Nele tem que ser mais importante do que olha a lista e receber a aprovação dos homens.

A lista de crenças sobre Jesus jamais produzirá um rio de água viva. Crer em Jesus pode produzir isto!

Os meus anos de faculdade bíblica produziram em minha alma uma sensação de escassez espiritual. Tirar notas boas não pode ser substituto de viver bem em Jesus. A prova real é o meu dia a dia com Jesus. Crer Nele fará aparecer um rio de águas vivas.

Deus vai notar a existência deste rio e Ele vai saber que estou crendo em Jesus. É esta a prova na qual quero ser aprovado, dia a dia.

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Comments

Nuno H said…
Ap 7:17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

A graça seja contigo.

Popular Posts