Votos de um Feliz Natal e Relatório Ministerial 2010
Abóboda, 18 de Dezembro de 2010
Queridos Amigos, Sustentadores e Intercessores:
Graça e Paz em Jesus Cristo.
Nestes últimos dias de 2010 estou a ler, quase de forma compulsiva, o livro de Salmos. Parei, entretanto, no Salmo 116. A minha atenção foi capturada no versículo 12 ao ler esta pergunta: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?”
Ao terminar 2010, há que contar as bênçãos. O Salmo 116 faz uma relação exaustiva das bênçãos, ou benefícios, que também são da família Pascoal:
a) Em 2010 fomos ouvidos nas nossas orações e socorridos nos momentos de tribulação e tristeza (vs. 1 a 3);
b) Em 2010 desfrutámos da piedade, justiça e misericórdia de Deus (v. 5);
c) Em 2010 o Senhor nos fez muito bem (v.7)
d) Em 2010 experimentámos livramento: Ele nos livrou da morte, da tristeza profunda e impediu a nossa queda (v. 8);
e) Em 2010 vimos laços a serem desfeitos (v. 16).
Numa passagem rápida pela nossa agenda de 2010 destacámos momentos e eventos que marcaram definitivamente as nossas vidas e ministério como família missionária. Vocês, enquanto amigos, colegas, sustentadores, intercessores, fazem parte de tudo isto.
Janeiro – Começamos o ano de 2010 com uma experiência de formação e discipulado de líderes. Mobilizámos 9 jovens líderes e fomos participar no Global Leadership Summit da Alemanha. Formar e discipular uma nova geração de líderes é parte importante do nosso ministério missionário. Nesta ocasião, o Senhor tocou-nos imenso com uma mensagem poderosa de Larry Crabb.
Fevereiro- Este mês, é habitualmente, um mês de promoção do ministério da Educação Teológica, neste caso, feita pelo Seminário Teológico Baptista. Esta instituição que dirigimos desde 2004 é hoje uma plataforma fundamental para formar servos-líderes para o mundo e um interface para a evangelização e a obra missionária transcultural. Neste ano, cerca de 50 estudantes constituíram a comunidade do STB e vários reforços chegaram para engrossar a equipa de pessoas fantásticas que Deus nos tem dado para ali servirmos. Ainda em Fevereiro, tive a oportunidade santa de representar Portugal e a Europa na consulta promovida pela Global Church Planting Network em Nova Delhi na Índia. Que privilégio ser parte deste mover de Deus que nos incendeia para a urgência da plantação de Igrejas. No regresso da Índia, fomos marcados pela experiência mal sucedida de realização do teste Toefl para definir a minha capacidade na língua inglesa. A curiosidade é que esse teste foi feito também, na mesma sala, pela nossa filha Rebeca que, imediatamente, foi aprovada. Só na segunda tentativa, pude superar esta prova para, julgávamos nós, poder sair do pais rumo aos EUA com o objectivo de prosseguir os estudos agora a nível de doutoramento.
Março- A convite da Associação Evangelística Billy Graham, eu e mais três outros líderes portugueses, visitámos a República Dominicana e o Haiti. No primeiro caso, para assistirmos in loco ao projecto Minha Esperança o qual resultou em 50,000 decisões por Cristo. Foi algo determinante para perceber o que Deus se prepara para fazer em Portugal. No Haiti, e nomeado pela Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) onde servimos na sua Direcção, levantámos os nossos olhos e chorámos ao presenciar uma das maiores catástrofes naturais deste século com efeitos nefastos até hoje. Como resultado do esforço da AEP foi possível, minimamente, ver a Igreja de Cristo em Portugal unida a outras entidades no combate a esta situação atentatória da dignidade humana. Ainda em Março, fizemos mais uma visita a Ponta Delgada, Açores, onde temos visto nascer uma nova comunidade de fé, filha da Igreja Baptista do Estoril. Ao longo deste ano, temos apoiado uma equipa de missionários “leigos”, três jovens casais que muito se têm empenhado em ganhar almas para Jesus e consolidar uma nova Igreja nos subúrbios de Ponta Delgada.
Abril – Como retribuir ao Senhor a oportunidade que Ele me concedeu de ser orador para mais de 1300 líderes no 37º Encontro de Pastores e Líderes promovido pela Sepal, uma organização missionária brasileira, parceira da Mevic. O alvo da minha intervenção foi desafiar a Igreja Brasileira a voltar a sua atenção para os desafios missionários da velha Europa, a qual precisa de ser re-evangelizada. Mas o privilégio de estar no Brasil foi ainda mais sentido quando pudemos visitar os nossos queridos missionários Sandra e Nazaré Miguel Pereira, a servirem no Piauí. Foi muito bom estar ali com o querido Pr. Jónatas Figueiredo, que em boa hora nos acompanhou, e assim pastorearmos a querida família Pereira. Em Natal, Rio Grande do Norte, o gozo foi ainda sublimado pela possibilidade que o Senhor nos concedeu de conhecer a igreja enviadora do casal de missionários, Rubens e Magali Luz, que em Junho haveria de chegar a Portugal para connosco servir na Educação Teológica. Porque também necessitamos de receber, o Senhor proporcionou-nos uma igreja de adopção no Brasil para nossa bênção exponencial. A Primeira Igreja Batista de São José dos Campos e o seu Pastor, Carlito Paes, têm sido uma enorme fonte de inspiração e suporte para a nossa família e ministério.
Maio – Como retribuir a Deus a visão que o Senhor nos deu de um movimento de plantação de novas Igrejas? O Movimento Caravela tem por visão “Uma Caravela (Igreja) Portuguesa em cada Cidade da Rota dos Descobrimentos”. Em resposta a essa visão, Deus tem trazido provisão. Em Maio chegaram a Portugal a Angelina e o Kevin Mullins, que serão nossos parceiros no movimento caravela dinamizado pela Mevic. Esta mesma visão foi partilhada em duas Conferências Missionárias nas cidades de Braga e Portimão, um ministério que realizamos para mobilizar as Igrejas de Cristo em Portugal para missões e plantação de Igrejas. Ainda em Maio, sofreríamos uma enorme decepção: Seria confirmada a nossa não ida para os EUA por falta de apoio financeiro, o que nos deixou muito tristes e confusos. Não foi fácil para nós lidar com a frustração que isso causaria às nossas filhas e a nós como casal. Mas Ele é soberano e Ele é que sabe os planos que tem para nós!
Junho - Em Junho, fomos encorajados pela chegada a Portugal de mais um casal de parceiros, agora para o seminário Baptista, o Rubens e a Magali Luz, enviados pela Sepal Brasil em parceria com a Mevic. Deus não desiste de Portugal e a prova é o envio deste preciosíssimo casal. Ainda neste mês, saí definitivamente da liderança da OM Portugal, após alguns anos de apoio para que esta importante organização não sucumbisse. Uma última palavra para registar, neste mês, o aniversário da Igreja Baptista de Mem-Martins, a amada igreja que, neste ano, nos acolheu com muita ternura, após uma situação conturbada na nossa Igreja no Estoril, a qual nos obrigou a pedir acolhimento temporário na família amorosa da IB Mem-Martins. Louvamos a Deus por esta igreja e o seu querido Pastor Mário Jorge Marques que, durante alguns meses, nos amaram sem fazer muitas perguntas.
Julho – A graduação de alunos no Seminário Baptista é sempre um momento alto. Desta vez, foi bom ver o querido André Fonseca a concluir os seus estudos teológicos, um aluno muito especial que acompanhámos durante vários anos. Mas Julho é também importante porque é o mês em que eu e a minha amada celebramos o nosso aniversário de casamento. Este ano chegámos aos 21 anos de matrimónio abênçoado. Amamo-nos muito mais hoje do que nos amávamos no dia 29 de Julho de 1989. A Rute é uma dádiva do céu à minha vida!
Agosto – Se em Maio houve desolação, em Agosto houve promessa e bênção! Por sugestão e indicação da Associação Evangelística Billy Graham, visitei o Southern Baptist Theological Seminary e logo ficou claro que seria ali que os meus estudos de doutoramento em Missiologia seriam realizados, no tempo certo. As exigências financeiras para o acesso são comportáveis considerando os apoios recebidos e, se o Senhor permitir, após a conclusão do Projecto Minha Esperança Portugal, deveremos frequentar aquela instituição. Nessa mesma viagem aos EUA, foi renovador participar no Global Leadership Summit, ao vivo na Igreja Willow Creek, e, imaginem, na companhia de dois grandes amigos, os Pastores André Mota e Jónatas Figueiredo. Chegado a Portugal, rumámos em direcção à bela ilha de S. Miguel, para, em família desfrutarmos de umas merecidas férias. Uma bênção que não poderemos retribuir na plenitude. É que ter casa e carro em S. Miguel é um luxo que só o Senhor pode dar usando-se dos queridos Samuel e Carla Morais. Obrigado Senhor, obrigado queridos!
Setembro – Com as forças revigoradas, demos início a mais um ano lectivo no STB, agora com um novo currículo ainda em fase experimental. Eu fui indicado para leccionar Liderança Cristã no Centro de estudos teológicos do Cartaxo com uma turma de alunos muito dedicada. A Rebeca entrou na Universidade de Lisboa no curso de Ciências da Cultura e a Salomé iniciou o 11' ano. As duas mais velhas foram premiadas com bolsas de estudos pelo excelente desempenho académico. A Priscila ficou animada com a entrada no 9' ano de escolaridade. A Rute, depois de algumas hesitações, conseguiu renovar o seu compromisso laboral por mais um ano no ATL da Escola Primária do Murtal. Para o arranque do STB, recebemos a maravilhosa e inspiradora visita do Pr. Carlito Paes que tanto nos beneficiou. Louvamos a Deus por este querido irmão que nos tem cuidado com extremo amor. Entretanto, a Mevic acolheu, após o processo de entrevistas, mais uma família missionária, desta feita, a laborar no Senegal. É um orgulho podermos servir Missões com a Família Costa como parte da família Mevic. Ainda neste mês, houve oportunidade de estreitar a parceria entre a Mevic e s Kontakt Mission tendo participado numa reunião estratégica desta missão na Alemanha. Finalmente, foi em Setembro que fomos buscar a minha mãe, com a doença de Parkinson, a uma Clínica de Cuidados Continuados, após 3 meses de duro internamento com 4 fracturas na bacia.
Outubro – Neste mês, agradecemos ao Senhor por antigos alunos nossos que foram consagrados ao ministério pastoral, um dos grandes objectivos do nosso ministério de formação. Os Pastores Daniel Lopes e André Fonseca enchem-nos de gratidão ao Senhor. Mas Outubro seria um mês de grande exposição aos líderes portugueses. Viajando por mais de 10 cidades capitais do nosso país, reunimos para mais de 600 líderes com o objectivo de os encorajar e animar para a evangelização dos perdidos mobilizando-os assim para o projecto Minha Esperança Portugal, o maior projecto de evangelização alguma vez feito em Portugal, o qual coordenarei como líder nacional.
Novembro – Já é tradição em Portugal, após 4 anos, a Mevic realizar o Global Leadership Summit. Desta vez tentámos fazê-lo em quatro cidades e alcançar 600 líderes. Acabámos o mês cansados, mas gratos a Deus pelos 335 líderes em Leiria, Lisboa e Porto que foram inspirados e encorajados a crescer como servos-líderes.
Dezembro – E o Natal está aí...antes porém, vivemos com muita emoção o lançamento do Projecto Minha Esperança Portugal com 160 líderes reunidos para rogar a Jesus que traga Esperança a milhares de Portugueses usando-se de 1000 igrejas e 10.000 lares onde o Evangelho há-de chegar pelo testemunho dos cristãos comprometidos e de três programas de televisão transmitidos nos dias 08, 09 e 10 de Dezembro de 2011. Esperamos assim a maior colheita de almas de todo o tempo num projecto de mobilização, oração e formação dos cristãos evangélicos. Como já dissemos a várias pessoas, o Natal de 2010 está feito. Já preguei o Evangelho de Cristo a mais de 1000 pessoas na festa de Natal da ABLA, uma abençoada instituição que tem um impacto só discernível na eternidade, e no culto de Natal da nossa Caravela, a Missão Baptista do Livramento em S. Miguel nos Açores, onde duas pessoas assumiram compromisso com Jesus. Só falta mesmo a Máquina de Sonhos, um movimento de mobilização missionária feito por jovens, o qual apoiamos como conselheiros, despertar um novo compromisso com a missão de Deus entre as novas gerações, e aí, estaremos totalmente gratos a Jesus!
Voltando ao nosso Salmo, a segunda parte do Salmo 116 é também desafiadora porque pressupõe uma disposição de retribuir a Deus o que será sempre algo imperfeito e incompleto. O salmista toma então as seguintes resoluções, as mesmas da Família Pascoal em 2011.
Com muita gratidão e aguardando que renovem os vossos compromissos de oração e sustento, se for o caso, no novo ano, desejamo-vos um Santo Natal com Jesus e um mui abençoado ano de 2011.
Família Pascoal
Comments
Continuem nessa força, buscando sempre o melhor de Deus para a sua família, para a igreja de Cristo e para Portugal!!!
Um natal abençoado
Família Penido
com um abraçinho
Lídia e Ângela