Já lá vão 6 meses!




Depois de 6 meses de intensa actividade, importa fazer uma pausa.... e reflectir sobre o que de mais importante o Senhor nos permitiu viver! Foi um semestre tão intenso que dificilmente demos pela passagem do tempo. Deixem-me dizer-vos, a vós, sustentadores fiéis e resistentes intercessores o quanto estamos gratos a Deus, em primeiro lugar, e a vós como cooperadores da missão de Deus, e a razão pela qual vos desafiamos a continuarem a apoiar-nos.

O texto bíblico que me ocorre é Filipenses 4:10-14:
"Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição."

A nossa família está muito grata a cada um de vós por, mês após mês, os nossos sustentadores e intercessores renovarem o cuidado para connosco. Isso é prova da fidelidade de Deus nas nossas vidas. A nossa palavra hoje é: Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, mas fizeram em tomar parte das nossas aflições!

Como família, enfrentámos nestes 6 meses de 2011 algumas novas circunstâncias. A Rute deixou uma experiência de 5 anos de trabalho nas escolas públicas como monitora dos CASES, ao serviço da ABLA, para aceitar um convite da Direcção da Convenção Baptista Portuguesa (CBP) para servir como secretária e responsável logística no Seminário Teológico Baptista. A nossa gratidão a Deus pela ABLA, pela sua Directora Telma Fernandes e pela Direcção da CBP que confiaram na Rute para tais tarefas. O desafio decorrente desta mudança foi a redução salarial, embora com benefícios a longo prazo (estava a recibo verde e passou a regime de contratada), mas acreditamos que foi o Senhor que tudo preparou.

As nossas filhas prosseguem com alegria a sua formação académica. A Rebeca já concluiu com sucesso o primeiro ano licenciatura em Ciências da Cultura mas espera transferir-se para a Universidade Nova afim de se formar na área da Comunicação. A Salomé, no 11º de Ciências, acabou o ano lectivo com sucesso e está segura de que Deus lhe dará forças para concluir o 12º ano nesta área de conhecimento, nada fácil, por sinal. A Priscila acabou com sucesso e num crescendo de aproveitamento, o 9º ano. Prepare-se agora para entrar, caso consiga, na Escola Profissional de Teatro de Cascais, o seu grande sonho.

O nosso ministério missionário continua a ser desenvolvido em três grandes frentes: O Seminário Teológico Baptista (STB), a Mevic- Missão Evangélica Intercultural e o projecto Minha Esperança. A par disso, estamos comprometidos com a nossa Igreja local, a Igreja Baptista do Estoril onde a Rute serve na liderança e eu, Paulo, coordeno a Missão Baptista do Livramento, um trabalho extraordinário feito por uma equipa de 3 casais na cidade de Ponta Delgada, onde vou mensalmente para discipular, encorajar e mentorear.

Apenas algumas referências breves para vossa consideração em oração. Em Abril deste ano, o mandato como Director da Escola foi renovado por mais três anos. Já lá vão 8 anos de serviço no STB! Glória a Jesus! O STB acabou agora um complexo processo de revisão curricular. Estamos muito felizes pelo que se conseguiu e agora abre-se caminho para a desejada acreditação através de uma instância europeia. Estamos também a trabalhar na renovação do programa de mestrado em teologia e numa renovação completa da instituição em termos jurídicos, administrativos e de comunicação. A nossa equipa de trabalho no escritório é fenomenal (Isabel Santos, Vicky Arabis, Connie Duarte, Margarida Barros e Rute Pascoal) e por elas damos sempre muitas graças a Deus! Acabámos de graduar mais 4 licenciados em teologia (José Seleiro - IB Santarém, André Fonseca - IB Oxford, Andrei Mirza - PIB Setúbal, Inês Gandaio - IB Marinha Grande).

Na Mevic, os dias são de grande dificuldade. Sofremos diariamente com as restrições financeiras causadas pela redução dos apoios missionários e na área da administração, e é só pela Graça de Jesus que esta agência missionária se mantém de pé. O projecto ConhecerDeus tem sido uma das maiores ferramentas de evangelização do país e, talvez por isso, a que tem sofrido mais para garantir a sua sobrevivência. Ainda assim, são centenas aqueles que se abeiram de Jesus através desta ferramenta. Aguardamos com expectativa uma parceira internacional para não somente continuar mas alargar a eficácia e o alcance desta ferramenta poderosa. OREM POR ISSO, por favor! O Summit tem uma equipa cada vez mais dedicada e estamos certos que este ano, em novembro, continuaremos a inspirar líderes em todo o país! Se está em Portugal inscreva-se (wwww.summitportugal.com.pt) neste evento que é hoje um evento de formação de líderes de valor reconhecido. Os nossos missionários Pereira no Piauí, Isabel Jorge no México, Costa no Senegal, Quemol na Guiné-Gissau, Martins na Venda do Pinheiro, e nós próprios, permanecem servindo fielmente ao Senhor nos diferentes campos. Uma palavra de gratidão a Deus pelo nosso fiel colaborador, o missionário Thiago Lopes da Silva. Um jovem maravilhoso que o Senhor nos deu e que muito nos tem ajudado na administração da Missão. Orem por ele e ajudem-no no sustento. Ele vai casar no mês de Setembro e precisa muito das nossas orações e apoio!
Com todas estas dificuldades, a Mevic vai sendo bênção para muitos. Até ao final do ano receberemos mais um casal de missionários que servirá em Portugal em convénio com a Mevic, o casal Pieter e Annie Verhoef com os filhinhos Boaz e Lucas. Eles somar-se-ão ao Casal Luz e Mullins que estão também integrados na nossa missão como missionários do exterior a servir connosco em Portugal.

Finalizamos esta carta de oração com informações sobre o projecto que mais energia tem requerido da nossa família. Trata-se do projecto Minha Esperança Portugal que temos o privilégio de coordenar. Neste momento, são quase 700 igrejas que já receberam formação para o evangelismo e discipulado a realizar no decorrer deste ano o qual culminará com a transmissão, assim cremos, de 3 programas evangelísticos numa das TV's de sinal aberto. Trata-se do maior esforço evangelístico de sempre da igreja portuguesa. O esforço no levantamento de fundos em Portugal está na minha agenda diária. Não é fácil, mas o Senhor proverá, estamos certos. Lideramos uma equipa de 11 pessoas nos escritórios nacionais e mais 15 a nível regional. É algo muito exigente mas muito abençoador. Acreditamos que Portugal será muito diferente após o projecto Minha Esperança. O Senhor dos Exércitos fará isso!

Falta dizer o seguinte. Nestes primeiros 6 meses perdemos já 25% do nosso sustento que apurámos em 2010. A verdade é que um dos nossos mais generosos apoios missionários acabou de nos comunicar um corte de 50% no compromisso mensal. Isto num mês em que pagámos quase 500,00 € de impostos e soubémos que o pedido de bolsa académica em 2010-2011, da nossa filha Rebeca, foi indeferido. Considerando tudo o que está a acontecer, teremos de reflectir sobre cortes radicais nas nossas despesas. Não ignoramos a crise que todas as pessoas e igrejas enfrentam. E estamos prontos a viver com mais restrições. Apenas queremos garantir que as nossas obrigações serão assumidas com a dignidade devida a uma família de ministros do Evangelho.

Pedimos as vossas orações para a agenda destes próximos tempos:
03-23 de Julho - Férias Familiares
31 de Julho - Conferência Missionária Igreja Logos
31 de Julho - Viagem Missionária aos Açores - Missão Baptista do Livramento
04 de Agosto - Viagem ao Haiti - Entrega de oferta da Aliança Evangélica Portuguesa
08 de Agosto - Entrega de Ensaio para Doutoramento no SBTS - Louisville, KY
10-11 de Agosto - Summit em Chicago
15-20 de Agosto - Conferência Bíblica em Água de Madeiros
28 de Agosto - Graduação Alunos Ucranianos


Repetimos a verdade imutável da Escritura: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição." Filipenses 4:13-14

Que o Senhor continue a usar-nos para Sua eterna glória!
Muito obrigado por servirem connosco nesta causa,
Família Pascoal

Comments

Popular Posts